ano 3 – número 11 – 2010
Em nossa edição de n.º11 Cabeça Ativa dá um elegante salto em direção ao aconchego sensível dos felídeos. Desde o antigo Egito os gatos tem convivido em nossas casas fazendo com que a delicadeza, a perspicácia, a agilidade e o ócio preencham os dias daqueles que nutrem a enigmática presença desses belos espécimes.
Poetas de todas as épocas dedicaram soberbas páginas à independência, ao toque selvagem, ao olhar superior com que os felinos elaboram seu cotidiano e adicionando, ainda, à sua infinita liberdade, o dom da preguiça mesclado a um olhar profundamente impregnado de compreensão e de displicência.
Some-se a isso tudo, a conotação de boêmia vagabundagem sobre muros e madrugadas, o cio intenso repleto de miados estridentes em meio a um esgar contorcivo norteando infinitos gozos. A malícia com que definimos felinamente aqueles a quem nos sentimos atraídos, e além de tudo, a graça majestosa dos movimentos e ondulações de ancas e caudas qual magnífico e hipnotizante balé.
Por tudo isso, convidamos nossos leitores a tomarem em seu colo esta gatesca edição e, que ao folhear de cada página a aconchegância, a liberdade, a cumplicidade e a elegância de todos os gatos, presentes em cada poema, acariciem e expandam a sua sensibilidade de forma infinitamente deleitosa.
Editores: Cláudia Brino & Vieira Vivo
Autores desta edição:
04 Maria Cecília M. Bonachella
05 Álvaro Alves de Faria / Francisco Porto
06 Vieira Vivo / Evelyn Nattaly R. Forgachi
07 Alexandre Barbosa de Souza / Luiz Antonio M. Pimenta
08 Cláudio Feldman / Cacaso
09 Eugénio de Andrade
10 Roberto Massoni
11 Cassiano Nunes / Paulo R. Rodrigues / Alexandre O’Neill
12 Cláudia
Brino
13 Marina Lima / Eveline Nunes Ribas
14 Jacques Prévert
15 Micheliny Verunschk
16 Geraldo José Sant’Anna / Eno Teodoro Wanke
17 Mr. Gaston
18 Ernani Fraga
